Design autoral brasileiro por Renata Távora Visite a nossa loja física: R. Canário, 1020 - Moema Para peças sob encomendas e corporativos, entre em contato.

MANUAL DE USO E CONSERVAÇÃO

Nossos produtos são de design autoral exclusivo por Renata Távora Brennand, desenvolvidos e produzidos no Brasil. Utilizamos matérias-primas de primeira qualidade e uma combinação de processos artesanais cuidadosos com técnicas de produção industrial.

Se você adquiriu ou pensa em adquirir uma peça Studio Massa, pedimos que observem as orientações a seguir para evitar possíveis danos de uso.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco via [email protected].

 

INFORMAÇÕES GERAIS IMPORTANTES

  • Podem ocorrer variações de cores, pequenas dimensões e texturas das peças em virtude das características dos materiais naturais e processos de produção.
  • Não expor os móveis e/ou tecidos à luz solar direta ou claridade intensa afim de evitar alterações de coloração e/ou textura dos materiais.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes, químicos e/ou abrasivos nas peças.
  • Não expor os móveis à água, umidade, maresia, chuva ou calor intenso e evitar encostar os móveis na parede para preservar de possível umidade.
  • Sempre proteger as superfícies dos móveis de quaisquer fontes de calor (como copos com líquidos quentes, panelas, travessas e outros) para não danificar os materiais e acabamentos.
  • Não arraste suas peças e sempre que for necessário, tentar movimentar os móveis pela base (especialmente os que possuem pedras e mármores, em virtude do peso dos mesmos).
  • Estofados com almofadas soltas, indicamos virá-las e afofá-las periodicamente para evitar depressões e manter o formato original.

As dicas de manutenção possuem apenas caráter informativo e visando maior durabilidade das peças. O Studio Massa não se responsabiliza por nenhum dano de uso ou ocorrido durante a tentativa de remoção de manchas e/ou limpeza.

 

ESTOFADOS

TECIDOS:

  • Os tecidos utilizados nos nossos estofados possuem diferentes tipos de composição e estão sujeitos a variações de tonalidade, de acordo com o lote de fabricação.
  • Os tecidos podem ser limpos usando aspirador em baixa rotação, escovação com cerdas bem macias ou pano úmido.
  • Tecidos podem sofrer alterações de coloração em virtude de exposição à luz solar e/ou artificial (direta ou indireta).
  • Não utilizar Vaporetto ou similar, álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.
  • Caso líquidos sejam derramados, retire o excesso com papel absorvente ou pano limpo, sem esfregar.
  • INDICAMOS A LAVAGEM SOMENTE POR EMPRESAS ESPECIALIZADAS, inclusive de almofadas soltas, que devem ser lavadas sem remoção do enchimento.

 

COURO NATURAL:

  • Ocorrem alterações na coloração original com o tempo em virtude das características do material natural, e o aspecto envelhecido se acentua.
  • Podem conter marcas e cicatrizes naturais da peça.
  • Podem ser limpos regularmente com pano seco e limpo.
  • O contato com roupas escuras, como jeans, pode manchar permanentemente o couro (principalmente os mais claros).
  • Exposição ao sol causa rachaduras, ressecamento e desbotamento no couro.
  • Em caso de ressecamento, para manutenção, pode-se utilizar vaselina líquida ou hidratante com pH neutro, com pano macio em movimentos circulares. Sempre retire o excesso com flanela limpa e seca e sempre teste o produto antes em área pequena e escondida antes de aplicar em toda peça.
  • Pequenas marcas ou riscos de uso podem ser amenizados com um pano úmido aquecido e colocado sobre o estofado.
  • Não utilizar Vaporetto ou similar, álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.

 

MADEIRA MACIÇA:

  • A madeira maciça, como todo material natural, possui características próprias de coloração, veios e nós que podem ter variações significativas de acordo com o lote, portanto, não é possível escolher um padrão específico. Amostras e produtos de nosso showroom servem apenas como referência e estas diferenças não se qualificam como defeitos, nem são passíveis de troca.
  • Madeira sofre alteração de coloração por exposição à luz direta e indireta.
  • Variações climáticas podem gerar pequenas fissuras, movimentos e rachaduras na peça sem comprometimento do material.
  • Para limpeza pode-se utilizar pano seco ou levemente umedecido.
  • Sempre secar bem as peças com pano macio, sem esfregar.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.
  • Evitar contato direto com água e calor intenso e proteger a superfície com apoios para copos, vasos, xícaras e objetos quentes.

 

LACA:

  • Para limpeza pode-se utilizar pano macio seco ou levemente umedecido.
  • Sempre secar bem as peças com pano macio, sem esfregar.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.
  • Evitar contato direto com água e calor intenso e proteger a superfície com apoios para copos, vasos, xícaras e objetos quentes.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que poderão arranhar e marcar a pintura.

 

MÁRMORES:

  • Os mármores, como todo material natural, possuem características próprias de coloração, veios, marcas e manchas que variam de acordo com o lote, portanto, não é possível escolher um padrão específico. Amostras e produtos de nosso showroom servem apenas como referência e estas diferenças não se qualificam como defeitos, nem são passíveis de troca.
  • Evitar contato direto com água e calor intenso e proteger a superfície com apoios para copos, vasos, xícaras e objetos quentes.
  • Podem ser limpos com pano umedecido e sabão neutro líquido.
  • Sempre secar bem as peças com pano macio, sem esfregar.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos nem produtos oleosos. Estes produtos podem danificar permanentemente o mármore.
  • Em caso de queda de líquidos, secar imediatamente a superfície, pois se for absorvido poderá manchar o mármore permanentemente.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que poderão arranhar e marcar o mármore permanentemente.

 

AÇO:

  • O aço carbono recebe acabamento de pintura eletrostática a pó. Atritos e batidas podem danificar a pintura.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que poderão arranhar e marcar a pintura.
  • Podem ser limpos com pano umedecido e sabão neutro líquido.
  • Sempre secar bem as peças com pano macio, sem esfregar.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.
  • Evitar a exposição dos móveis de aço carbono à maresia, chuva, sol ou o contato direto com a água. Isso pode manchar a pintura e enferrujar a peça.

 

VIDROS:

  • Para limpeza, utilizar pano macio e produtos específicos para limpeza de vidros ou álcool.
  • Não utilizar produtos abrasivos, palhas de aço, objetos ásperos ou pontiagudos.
  • Cuidado com objetos cortantes e pontiagudos que poderão arranhar e marcar o vidro permanentemente.
  • Proteger sempre o vidro ao colocar objetos quentes.

 

TAPETES:

  • São produtos feitos manualmente e podem ter variações mínimas de medidas em virtude do processo de fabricação.
  • Utilizar aspirador de pó uma vez por semana, sempre utilizando um bocal liso.
  • Não expor ao sol.
  • Fazer rotação do tapete sempre que possível, recomendado 1 vez por mês.
  • Para lavagem, utilizar APENAS lavanderias especializadas, o tapete só pode ser lavado à seco e não pode ser imerso em água.
  • Não utilizar álcool ou quaisquer outros tipos de solventes e/ou abrasivos.

 

GARANTIAS

Os produtos Studio Massa possuem os prazos de garantia a seguir para defeitos de fabricação, contados a partir da data de entrega.

  • MÓVEIS: Garantia de 12 meses, incluindo os 90 (noventa) dias de prazo legal previsto pelo artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor.
  • OBJETOS E ACESSÓRIOS: Garantia de 90 dias, prazo legal previsto no artigo 26 do Código de Defesa do consumidor.

Para devolução ou troca de produtos com defeitos, entrar em contato via [email protected], dentro do prazo de garantia oferecido.

Os produtos devem, preferencialmente, ser devolvidos na embalagem original, junto com a nota fiscal e acessórios (caso o produto tenha algum).

Os produtos serão analisados pelo Studio Massa e, se for constatado que não há defeito de fabricação, os mesmos serão reenviados para o cliente. Os custos de reenvio serão de obrigação do cliente.

Nos casos cobertos pela garantia, o Studio Massa, após análise, fará a troca de peças, reparo parcial ou troca do produto com defeito. O Studio Massa não tem obrigação de consertar, trocar ou restituir produtos que apresentem sinais de mau uso ou danos provenientes dos mesmos.

SEMPRE CONFIRA OS PRODUTOS AO RECEBÊ-LOS e recuse a entrega caso a embalagem esteja aberta, o produto avariado ou em desacordo com o pedido e faltando peças.

 

A GARANTIA NÃO ABRANGE:

  • Defeitos ocasionados durante o transporte ou içamento realizados pelo cliente ou sob responsabilidade do mesmo.
  • Manutenções, adaptações ou modificações realizadas.
  • Inobservância de quaisquer recomendações deste Manual de Uso.
  • Danos causados pela falta de cuidado, uso indevido e diferente daquele pelo qual o produto foi projetado e uso de produtos de limpeza inadequados.
  • Desgaste, peeling, lasseamento e desbotamento dos tecidos, couros e tapetes em decorrência do uso, da limpeza e/ou da incidência de luz artificial e solar intensa ou indireta.
  • Diferenças de tonalidades e/ou texturas devido a variações de lotes (tecido, couro natural, madeira, pintura e fibras de algodão, sisal ou lã).
  • Variações de tonalidade, textura e padrão da madeira natural e do mármore. As peças expostas em loja servem como referência, porém não se repete a cor e o desenho numa mesma espécie de madeira e numa mesma placa de mármore, decorrentes das características da própria natureza e singularidade do material.
  • Descaracterização do produto causada por agentes externos, como água, maresia, ferrugem, fungos, cupins e outros.
  • Problemas relacionados ao acondicionamento (produtos embalados durante longo período com plástico ou embalagens fechadas e abafadas) ou local inadequado onde o produto foi colocado, tais como: pisos desnivelados, paredes com umidade, infiltração ou pouca resistência, áreas externas com exposição solar, chuva e outros.
  • Peças de ponta de estoque.
  • Içamentos ou outros transportes especiais que são de inteira responsabilidade do cliente.